sábado, 14 de setembro de 2013

Sobre o blogue

Nota prévia: Para pedidos e sugestões, deixe um comentário nesta publicação. Como alternativa, poderá enviar um e-mail para onomasticaportuguesa@gmail.com, embora não garanta uma resposta rápida por esta última via.

Muito bom dia, boa tarde ou boa noite. Hoje, 14 de Setembro de 2013, tem por início este blogue dedicado à Onomástica Portuguesa.

O que é a Onomástica? - perguntam alguns. Onomástica vem do grego ὀνομαστική e significa "acto de nomear"; "de dar nome". Assim, a Onomástica é o estudo dos nomes próprios de todos os géneros, das suas origens e dos processos de denominação. As duas grandes áreas desta repartição da Linguística são a Toponímia e a Antroponímia. Este blogue dedicar-se-á à Antroponímia, o estudo dos nomes próprios de pessoas, sejam eles prenomes ou apelidos de família, por oposição à Toponímia, o estudo dos nomes de lugares.

Assim, este local não procurará ser mais uma lista de significados de nomes e tampouco um lugar exclusivamente dedicado a ajudar mães a escolher o nome dos filhos. Não que tenha algo contra, aliás, recomendo imenso o blogue Nomes e mais nomes e possivelmente recorrerei a alguns dados estatísticos que o mesmo oferece, mas este blogue procurará ir ao cerne de cada nome, desvendando a sua etimologia e uso, sempre numa perspectiva histórica e recorrendo aos mais diversos meios disponíveis. Não obstante, futuras mães, jovens adultos, adolescentes, quarentões, reformados... Está tudo convidado!


1 comentário:

  1. Sol, parabéns pela iniciativa! Já sabe que a minha visita diária está garantida! Bom trabalho :)

    ResponderEliminar